Slider

Entrevista relembra Artigo Técnico apresentado por Peritos da Polícia Federal no XIII Sinaop, Em 2010

Demonstrar em que medida o custo de referência oficial das obras públicas, calculado com base na mediana do SINAPI, é superior ao custo real das empresas. Foi esse o objetivo dos peritos do Departamento da Polícia Federal (DPF), Laércio de Oliveira e Silva Filho, Marcos Cavalcanti Lima e Rafael Gonçalves Maciel, ao escrever o artigo técnico “Efeito Barganha e Cotação Fenômenos que Permitem Ocorrência Superfaturamento com Preços Inferiores às Referências Oficiais”.

Em comemoração aos 20 anos de fundação do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), a entrevista desta semana relembra os desafios e resultados desse trabalho apresentado durante o XIII Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, realizado em 2010 na cidade de Porto Alegre (RS).

Para ler, acesse o menu “Entrevistas” no hotsite www.ibraop.org.br/20anos.

Uma crônica bem humorada também foi publicada no menu “Artigos”. O engenheiro  e auditor estadual de infraestrutura do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Dimas Sousa Gomes, fez diversas analogias com as siglas que circundam a história do Ibraop, além de revelar apelidos de alguns colegas, membros da Diretoria.

E mais: em “Depoimento”, confira o que disse o presidente da Federação Nacional das Entidades de Servidores de Tribunais de Contas (Fenastc), Amauri Perusso, sobre o Instituto. Para conhecer quando os Tribunais de Contas começaram a ser filiar ao Ibraop e como isso se deu em 2009, não deixe de ler a aba “Nossa História” do hotsite.

Acompanhe as ações do Ibraop em comemoração aos seus 20 anos de fundação pelas páginas do Facebook, Twitter e Instagram – @ibraop. Não deixe também de se inscrever no canal do Youtube – www.youtube.com.br/ibraoptv – para receber os alertas de novos vídeos e transmissões ao vivo!