Enaop mostra solução de alta durabilidade para rodovias


O pavimento de concreto de rodovias utilizado há décadas nos Estados Unidos e Europa, com manutenção 80% mais econômica e durabilidade de até 60 anos, foi apresentado durante a primeira palestra de hoje (30/mai) no Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Enaop), que está sendo realizado em Goiânia, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO). Quem fez a apresentação foi o engenheiro José Tadeu Balbo, chefe do Departamento de Engenharia e Transportes da USP.

Os trabalhos foram abertos pelo conselheiro Celmar Rech, vice-presidente do TCE-GO, que leu o extenso currículo do palestrante, que tem mestrado em Engenharia de Transporte e doutorado em Engenharia, sendo membro de diversas entidades nacionais e internacionais e colaborador de publicações ligadas à pavimentação asfáltica.

 

O modelo de pavimentação de concretos continuamente armados apresentado tem como principal característica a alta durabilidade para rodovias e corredores urbanos de transporte coletivo. Segundo José Tadeu, embora o sistema tenha um custo de implantação mais elevado do que os utilizados atualmente no Brasil, é economicamente viável, diante de sua alta durabilidade.

Nos Estados Unidos, que já utilizam o modelo desde 1921, já existem mais de 48 mil quilômetros de rodovias interestaduais com o concreto continuamente armado. A primeira experiência no Brasil foi realizada em 2010, na USP, para simular paradas de ônibus.

A partir de janeiro do ano passado, a USP iniciou novo experimento, desta vez com extensão de 200 metros instalados em um corredor de ônibus dentro do campus. Nos meses subsequentes, foi feito o controle tecnológico para avaliar os mais variados aspectos, levando em consideração inclusive a diferença climática do Brasil para os países acostumados com esse tipo de pavimento e as variações ocorridas ao longo das estações. A conclusão foi de que não houve interferências significativas difentes do esperado.

Segundo o professor José Tadeu, após a pesquisa da USP, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está avaliando a possibilidade de iniciar a implantação do pavimento de concretos continuamente armados em postos de pesagem e praças de pedágio nas rodovias federais brasileiras.

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